MATEMÁTICA DENTRO E FORA DA SALA DE AULA: UMA ESTRATÉGIA PARA UMA AULA INTERESSANTE E CONSTRUTIVA

  • Victor Lucas Galdino da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Francisco de Paula Costa Universidade Estadual de Londrina
  • Pamela Emanueli Alves Ferreira Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Relato de experiências, Trigonometria, Ferramentas

Resumo

A falta de interesse do aluno e o seu desconhecimento do poder e da importância da Matemática na história do ser humano e no desenvolvimento  de suas tecnologias é um desafio a ser enfrentado em um mundo onde o avanço tecnológico é cada vez mais acelerado. Este trabalho tem como objetivo relatar experiências de professores e alunos em uma aula executada dentro e fora de sala de aula, apresentando pontos de vista e possíveis estratégias para tornar a aula de Matemática mais interessante e construtiva. Entre julho e agosto de 2019, abordamos conceitos envolvendo Geometria Plana e Trigonometria. Com a ajuda de livros didáticos e um material elaborado pelo professor Francisco através do PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), preparamos materiais escritos e ferramentas para o desenvolvimento das aulas em uma turma de 9° ano do Colégio Estadual Professor Paulo Freire, pelo PIBID. Adotando uma estratégia que colocava o aluno como elemento principal da aula, iniciamos discussões sobre conceitos já aprendidos e, então, partimos para o desenvolvimento de novos conceitos. Mostramos exemplos de aplicações dos conceitos e propomos aos alunos que saíssemos da sala de aula para colocar em prática o conhecimento ainda um pouco abstrato que estávamos explorando. Estabelecido o Contrato Didático, os momentos fora da sala de aula ocorreram tranquilamente com participação ativa e curiosa de quase todos os alunos, como era nosso objetivo. Ao fim dos trabalhos, concluímos que uma aula nesse formato tem grande potencial, podendo ser muito interessante e construtiva, tanto para alunos e professores.

Publicado
2020-09-18