MATERIAL DIDÁTICO. CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTA ESSENCIAL PARA APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO PERMANENTE

  • Ana Julia Furlan da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • André Luís Fonseca Machado Ennes Universidade Estadual de Londrina
  • Bianca Carvalho Silveira Universidade Estadual de Londrina
  • Carolina Seixas Ciganha Universidade Estadual de Londrina
  • Érica Araújo de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Fernanda Salmen Universidade Estadual de Londrina
  • Lisiane Artico Bigarani Universidade Estadual de Londrina
  • Ricardo Takahashi Universidade Estadual de Londrina
  • Elisa Emi Tanaka Universidade Estadual de Londrina
  • Evelise Ono Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Educação em Odontologia, Materiais de ensino, Ortodontia, Radiologia

Resumo

As práticas escolares, relacionadas à utilização dos materiais didáticos, ainda estão imersas em “verdades” que foram construídas e que estruturam os saberes sobre esses materiais. Atualmente, deve-se considerar que os materiais didáticos têm significados relevantes na concretização e efetivação de novas propostas educacionais, direcionando e apoiando o aprendizado. Quanto mais atraente, interativo e dinâmico o material, mais nos aproximamos das diferentes realidades dos estudantes e dos diferentes estilos de aprendizado. Assim, a fim de propiciar acesso a informações técnicas atualizadas a estudantes e profissionais, é objetivo nesse projeto produzir materiais didáticos relativos às mais diversas áreas da Odontologia, buscando potencializar o aprendizado e a formação profissional. Como parte desse projeto, foi realizado um material didático complementar, relacionado às áreas de Ortodontia e Radiologia Odontológica. Após extensa pesquisa bibliográfica, foi desenvolvido um site de cefalometria radiográfica através da plataforma online Wix.com®, que resultou em um portal interativo e didático com ferramentas de fácil acesso e entendimento, que possibilita aos usuários interação dinâmica com o conteúdo. Além da contribuição ao ensino e à educação continuada, observa-se que a produção desse material, com a participação ativa de estudantes de graduação na sua construção favorece a compreensão do conteúdo apresentado, podendo potencializar a construção desse material de forma mais eficiente e adequada a esta geração. Também, essa atividade tem servido como estratégia de ensino para o desenvolvimento de atitudes e competências implícitas na formação profissional e nas diretrizes curriculares nacionais, como tomada de decisão, comunicação, liderança e educação permanente.

Publicado
2020-09-18