O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE INTERPRETAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Hana Scarlett Baza Henrique Universidade Estadual de Londrina
  • Otilia Ribeiro Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Darcísio Natal Muraro Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Interpretar, Educação Infantil, Habilidade

Resumo

Este texto visa apresentar os resultados do programa PIBID, especificamente do subprojeto de Pedagogia, desenvolvido no CEI Campus UEL. O subprojeto tem por objetivo analisar o desenvolvimento da habilidade de interpretação na Educação Infantil. Por um lado, procura investigar o conceito de interpretação como uma habilidade de pensamento, buscando observar como ela ocorre nas atividades de Educação Infantil. Por outro lado, o subprojeto procura organizar experiências pedagógicas para avaliar as possibilidades e resultados de trabalho com o desenvolvimento desta habilidade no processo de aprendizagem. Desta forma, o projeto procura compreender a importância da interpretação como comportamento filosófico que contribui no processo de construção de conceitos e da experiência ética e democrática na formação da criança. A metodologia consiste em fazer um estudo bibliográfico tomando como referência a filosofia da infância de Mathew Lipman. Inclui também pesquisa de campo com observações participantes, leituras e estudo dirigido com participação nas atividades de Projeto de Pesquisa relacionado, planejamento de ações de trabalho e intervenções didático pedagógicas. O conteúdo desta intervenção está articulado com a proposta curricular da turma do quinto ano da Educação Infantil que tem como tema de estudo os animais. A atividade proposta focou numa leitura dramatizada da história Elmer, o elefante xadrez, de David Mckee. A partir da interpretação da história as crianças transpuseram a interpretação tendo em vista identificar as características que as tornam pessoas únicas e que as diferenças e potencialidades próprias são importantes para a convivência.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-09-19