O DESENVOLVIMENTO DO PENSAR REFLEXIVO POR MEIO DO DIÁLOGO NA INFÂNCIA

  • Ana Julia Ferrajam Universidade Estadual de Londrina
  • Otília Ribeiro dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Darcísio Natal Muraro Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: infância, pensamento, reflexão

Resumo

Este texto visa apresentar os resultados do Programa PIBID, especificamente do subprojeto de Pedagogia, desenvolvido no CEI Campus UEL. O subprojeto desenvolvido tem como objetivo analisar a importância do diálogo reflexivo na infância especificamente dentro da Educação Infantil, segundo Matthew Lipman. Com este texto busca-se compreender o papel, a importância e as amplitudes que englobam as habilidades de diálogo e reflexão na vida infantil, para o desenvolvimento do raciocínio e da lógica. A pesquisa procura explicitar a teoria do autor acerca da educação dialógica e reflexiva de forma que possamos compreendê-la, relacionando com o cenário atual. A metodologia desta pesquisa consiste de um estudo bibliográfico tendo como referência a filosofia da infância de Lipman. A metodologia inclui também uma pesquisa de campo com observações participantes, planejamento de ações de trabalho e intervenções didático pedagógicas. Dentre as atividades de planejamento e intervenção, em específico no tema animais como parte do conteúdo do quinto ano de Educação Infantil, foi proporcionada às crianças uma atividade dinâmica que tratava sobre a temática, uma ação elaborada a fim de permitir o diálogo reflexivo sobre o comportamento do mundo animal: habitat, características do corpo, locomoção, alimentação, espécies domésticas e selvagens. A atividade foi desenvolvida de forma lúdica e interativa com objetos e imagens. Como resultado observamos o envolvimento das crianças na observação e numa conversação que ampliou as significativamente os conhecimentos sobre o comportamento animal. O projeto contribuiu também para a formação profissional e pessoal no curso de Pedagogia.

Publicado
2020-09-19