O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO POR METÁFORAS E ANALOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este texto visa apresentar os resultados do Programa PIBID, especificamente do subprojeto de Pedagogia, desenvolvido no CEI Campus UEL. O subprojeto teve por objetivo analisar o desenvolvimento da habilidade de raciocínio por metáfora e analogia na Educação Infantil. Foi investigado o conceito de metáfora e analogia como uma habilidade de pensamento, observando-se como ocorre nas atividades de Educação Infantil. Desta forma, o projeto procura compreender a importância do raciocínio por metáfora e analogia como comportamento filosófico que contribui para uma experiência ética e democrática na formação da criança. A metodologia consiste num estudo bibliográfico à luz dos fundamentos críticos da educação, especialmente tendo como referência a filosofia da infância de Lipman. A metodologia inclui também uma pesquisa de campo com observações e intervenções orientadas. Com as experiências desenvolvidas foi possível observar que as crianças têm dificuldade de traduzir as metáforas para o mundo da realidade, mas que fazem relações quando orientadas por um processo de analogia em que se comparam relações. Foi observado que as crianças se fixam em determinada relação que uma criança elabora sendo repetida pelas demais ao invés de serem criativas. Enquanto estudante de pedagogia, essa prática me propiciou a identificação das dificuldades na aprendizagem e a necessidade de ter mais discussões para que expressem seus pensamentos e melhorem sua compreensão de novos significados. Para isso o docente precisa aprimorar constantemente sua capacidade de ser mediador para que essa prática ocorra de forma mais produtiva no desenvolvimento do pensamento da criança.