O DESENVOLVIMENTO DO SENTIMENTO DE AMIZADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Graciele de O. Paranhos da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Otília Ribeiro dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Darcísio Natal Muraro Universidade Estadual de Londrina
  • Claudiney José de Sousa Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Amizade, Educação Infantil, Sentimento

Resumo

Este texto visa apresentar os resultados do Programa PIBID, especificamente do subprojeto de Pedagogia, desenvolvido no CEI Campus UEL. O subprojeto desenvolvido tem por objetivo analisar o desenvolvimento do sentimento da amizade na Educação Infantil. Por um lado, investigamos o conceito de amizade, buscando observar como as crianças expressam este sentimento nas atividades de Educação Infantil. Por outro lado, o projeto procurou organizar experiências pedagógicas para avaliar as possibilidades e resultados de um trabalho com o desenvolvimento deste sentimento no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, o estudo visa compreender a importância da amizade como conceito filosófico e analisar sua contribuição para uma experiência ética e democrática na formação da criança. A metodologia desta pesquisa consiste num estudo qualitativo de caráter bibliográfico, tendo como referência básica a filosofia da infância de Matthew Lipman. A metodologia inclui também uma pesquisa de campo com observações participantes, leituras e estudo dirigido com a participação nas atividades do Projeto de Pesquisa relacionado, planejamento de ações de trabalho e intervenções didático pedagógicas visando o desenvolvimento da temática. No decorrer de toda observação foi possível averiguar o desenvolvimento das relações de amizades entre as crianças. Pudemos verificar também a importância deste conceito no processo de socialização da criança. A interação social, o convívio e a rotina do ambiente escolar fortalecem os laços de amizade. O sentimento de amizade existente entre as crianças tem uma influência decisiva na formação do indivíduo ético.

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Publicado
2020-09-19