O EXERCÍCIO DO VOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Beatriz Stremel Movio Universidade Estadual de Londrina
  • Ketrilin Kauane Gabriel Universidade Estadual de Londrina
  • Laura Azevedo de Assis Universidade Estadual de Londrina
  • Regina Célia de Matos Paccola Universidade Estadual de Londrina
  • Cassiana Magalhães Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Educação Infantil, Princípio Político, Democracia

Resumo

O contato com ações democráticas, desde a Educação Infantil é de suma importância para o desenvolvimento das crianças, conforme explicitados nos princípios propostos nas DCNs para a Educação Infantil (BRASIL, 2010). A partir disso a criança começa a ter um olhar mais amplo ao seu redor, sendo capaz de fazer suas próprias escolhas e aprendendo a respeitar a escolha dos demais. Assim, este trabalho, realizado durante uma regência da Residência Pedagógica em uma turma de P4, teve como objetivo inserir as crianças em um ambiente de exercício do voto, dando oportunidade de escolha do projeto da turma. Como no CMEI onde a Residência acontece há uma horta, foi proposto aos alunos que, por meio do voto, escolhessem o alimento que seria trabalhado no projeto do segundo semestre. A professora residente foi com as crianças até a horta para que observassem os alimentos plantados e, ao retornar para a sala, disponibilizou para cada uma, uma peça de lego para que colocassem na frente da imagem do alimento que preferissem, formando uma pilha ao encaixá-las. Após, foi realizada a contagem com a turma e a eleição do novo alimento a ser estudado. Foi possível concluir que, com a experiência do voto e o exercício da cidadania, as crianças aprenderam que, em uma democracia nem sempre sua vontade prevalece, mas sim a da maioria. Também realizaram debates, ainda que simples, demonstrando suas preferências e promovendo o diálogo com os pares, vivenciando experiências com a horta e com a alimentação saudável nas pesquisas subsequentes.

Publicado
2020-09-19