O GLOSSÁRIO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO
Resumo
O presente trabalho, resultou da participação no Programa Residência Pedagógica objetivou relacionar o processo de alfabetização com a função social da escrita, buscando desenvolver a necessidade da escrita e da leitura por meio da diversidade de estratégias didáticas. A justificativa resulta da constatação da fragilidade dos processos de alfabetização nos 1° e 2° anos do Ensino fundamental. Possui como principal objetivo a formação de vocabulário: compreensão e nomeação das letras do alfabeto brasileiro para a identificação e entendimento futuro das palavras. O trabalho foi norteado por práticas pedagógicas com educandos em processo de alfabetização de uma escola municipal, no ano de 2019. O trabalho iniciou com a apresentação e explicação e utilização de um “glossário”, as letras de sua composição, e a leitura. Em continuidade, foi apresentado um glossário em tamanho ampliado, o qual foi utilizado como referência para a confecção de um glossário pelas crianças em tamanho menor. Nele foram escritas as palavras trabalhadas e pesquisadas pelos educandos. Constantemente os mesmos foram incentivados ao trabalho de inserção de novas palavras no glossário, de acordo com as letras trabalhadas com o fim de aguçar o olhar na diferenciação das letras e de novas palavras juntamente com seus conceitos. Nesta prática foi possível observar a importância de utilizar ideias múltiplas e diferenciadas no processo de alfabetização, levando em consideração que cada educando possui o seu nível e tempo de aprendizagem e que estas subjetividades devem ser consideradas para o planejamento das práticas didáticas voltadas ao processo de alfabetização.