O PENSAMENTO FREIRIANO NO CONTEXTO DO FUTURO COMO POSSIBILIDADE

  • Mariana Gaspar Tescaro Universidade Estadual de Londrina
  • Renata Porto Lopes Universidade Estadual de Londrina
  • Gilmar Aparecido Altran Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Pensamento freiriano, Educação emancipadora, Filosofia e educação

Resumo

A conjuntura atual da educação no Brasil requer uma reflexão acerca das práticas pedagógicas e seu impacto naquilo que pode ser o desejo, da sociedade como um todo: o acesso e permanência à uma educação de qualidade. A presente pesquisa é fruto das discussões realizadas no Projeto de Pesquisa em Ensino: Grupo de Estudos: o pensamento Freiriano e a educação no Brasil – produção intelectual a partir dos anos de 1980, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O objetivo consiste em aprofundar a temática que pressupõe o futuro como possibilidade a partir da proposta de uma educação libertadora à luz de instigar o pensamento sobre a formação humana nos dias atuais, considerando o cenário de ataques, difundidos pelas mídias sociais, à condição da liberdade, da pessoa e do exercício da cidadania reforçando o contexto de exclusão social e cultural. Na busca pela compreensão da temática suscitada pautou-se pela pesquisa bibliográfica com apropriação e reflexão dos conceitos freirianos presentes no livro Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido (FREIRE, 1992). A constituição de tal espaço de reflexão se tornou uma experiência dialógica visando o debate, o levantamento de problemas, de fontes e de concepções no trato das questões que envolvem a educação no Brasil, a partir da produção intelectual de Freire. Por fim, consideramos que a educação se constitui num relevante campo para propor uma educação libertadora e emancipadora visando para contribuir a formação de um pensamento crítico em relação ao mundo que vivemos.

Publicado
2020-09-19