O PIBID COMO CAMPO DE FORMAÇÃO DOCENTE NA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Ana Clara Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Eloiza Manosso Universidade Estadual de Londrina
  • Rafaela Favorin Agostinho Universidade Estadual de Londrina
  • Thais Manichi Universidade Estadual de Londrina
  • Sílvia de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Gisele Franco de Lima Santos Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Educação Física, Intervenção à Docência, PIBID

Resumo

O PIBID, que significa Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docencia, tem como objetivo, criar um vínculo dos graduados em licenciatura, com a rede pública de ensino, pois o programa tem a intenção de unir as secretárias estaduais e municipais, para melhorar Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). E os alunos que estejam desde o começo da graduação no ambito escolar. Quando se inicia no curso de Educação Física, começamos a estudar e aprender a intervenção á docencia, que tem como intuito ensinar os dicentes sobre caminhos para se tornarem professores “críticos reflexivos”, e conseguirem mudar está concepção tecnisista, onde a EDF e não é reconhecida como um componente curricular importante. A expectativa de começar a ganhar experencia na área e começar a entender e pensar como colocar tudo aquilo que aprende em prática, é gratificante nos formamos com um número de experiencia para o mercado de trabalho. Acompanhando o dia a dia na escola Sueli Ideriha teve como ponto aulas observadas no ensino infantil, turmas de P5 e º e 2º ano. Consideramos importante a participação de estudantes da licenciatura em projetos de extensão, como um momento a mais de aprendizagem, pois expande os saberes e proporciona a troca de experiencias e as relaçoes que podem ser feitas com a escola na Universidade e a Universidade na escola.

Publicado
2020-09-19