O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Resumo
A Residência Pedagógica é ofertada nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina e induz o aprimoramento do estágio curricular, por meio da imersão do graduando na escola. O aluno é acompanhado por um professor da disciplina, no local da intervenção, e orientado por um docente da Universidade. Tem como objetivo fornecer habilidades e competências aos participantes, por meio do desenvolvimento de projetos que colocam em exercício a relação entre teoria e prática da ação docente, aperfeiçoando o processo de formação. Durante o primeiro semestre de 2019, as aulas ministradas buscaram a interdisciplinaridade entre a Química e a Biologia, por meio de uma sequência didática que envolvia temas como fotossíntese, respiração, teia alimentar, ciclagem de nutrientes e decomposição. Durante o preparo das aulas, foram buscadas metodologias alternativas, para que a compreensão dos alunos fosse maior. Foram utilizadas estratégias como o uso da problematização, discussões acerca dos conteúdos abordados e instrumentos de avaliação forma aplicados durante ou ao final das atividades, buscando uma maior proximidade com os alunos, além de aulas práticas no laboratório de ciências e na quadra de esportes do colégio. Foi possível acompanhar o aprendizado dos alunos acerca dos conteúdos que antes eram tão abstratos. Além disso, foi clara a evolução que cada participante da RP alcançou, tanto no planejamento das atividades, quanto na postura em sala de aula. Os dados revelaram que a intervenção no colégio foi efetiva e teve um impacto positivo na aprendizagem dos alunos, além de aprimorar a formação dos participantes.