O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

  • Ione Sertão Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Jacqueline Oliveira Jovanovich Universidade Estadual de Londrina
  • Cassiana Magalhães Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Formação, Pedagogia, Programa Residência Pedagógica

Resumo

O Programa Residência Pedagógica é fundamental para o estudante em processo de formação, pois proporciona vivenciar a realidade da escola no período em que o estudante do curso de Pedagogia está no começo da construção de sua identidade profissional. O presente trabalho visa mostrar a importância e contribuição do Programa Residência Pedagógica na formação do estudante do curso de Pedagogia. O trabalho foi desenvolvido no Centro Municipal de Educação Infantil Laura Vergínia de Carvalho Ribeiro, a instituição atende crianças de 0 a 5 anos de idade, as atividades foram realizadas por etapas: ambientação para conhecer o espaço e especificidades da instituição, formações e reuniões na Universidade e na escola em momentos pedagógicos, acompanhamento do planejamento das experiências e rotina, desenvolvimento das atividades com as crianças e sistematização das atividades desenvolvidas. Foram desenvolvidas observações participativas nas diferentes turmas C1, C2, C3 e P4 que atendem crianças de 1 a 4 anos de idade, com orientação das professoras e coordenadora pedagógica para elaboração dos planejamentos, utilizando como referência os conhecimentos e experiências do Caderno de Orientação para Educação Infantil do município de Londrina (LONDRINA, 2018) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). O Programa Residência Pedagógica possibilitou a relação teoria e prática, especialmente pelo tempo de permanência no CMEI, vínculo estabelecido com as crianças, participação conjunta no trabalho pedagógico com as professoras, coordenadora da escola e supervisora da universidade, compreendendo as especificidades de cada realidade.

Publicado
2020-09-19