O QUE É SER CIENTISTA? APROXIMAÇÃO DA METODOLOGIA CIENTÍFICA PARA ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE LONDRINA
Resumo
Crianças são cientistas de forma lúdica, pois são curiosas e questionam sem inibição, contribuindo para o seu desenvolvimento cognitivo. Entretanto, com o tempo isso é perdido, pois as perguntas se tornam mais difíceis podendo ser ignoradas e ridicularizadas, limitando seus pensamentos. Com isso, a iniciação científica (IC) é uma metodologia alternativa de ensino-aprendizagem na forma de ensino por projetos, que permite aos jovens vivenciar uma pesquisa científica e a construção da aprendizagem significativa ao longo do processo. O objetivo desse trabalho foi proporcionar a IC no Instituto de Educação Estadual de Londrina, apresentando aos alunos o método científico. Esse projeto foi ofertado para as turmas matutinas e vespertinas, e os interessados compareceram à reunião de abertura, onde foram divididos por temas de interesse e foi designado graduandos orientadores participantes da Residência Pedagógica para cada grupo de pesquisa. Dentre os projetos que estão sendo realizados, encontramos os efeitos insetífugos do repelente natural à base de pimenta, a saúde mental dos adolescentes, análise das propriedades de plantas contra ectoparasitas, aproveitamento da água do ar condicionado, degradação de plástico por fungos, entre outros. Todos esses trabalhos serão expostos na feira científica do colégio, e alguns destes foram selecionados para outras feiras científicas, como a do Sitec Interativa e o FIciencias. Com isso, é evidente o potencial pouco explorado dos estudantes da rede pública de educação, e projetos como esse são de suma importância para a melhora da criatividade, trabalho em equipe, além da aproximação dos alunos ao ambiente universitário.