O TRABALHO PEDAGÓGICO COM CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS: CUIDAR, EDUCAR E ENSINAR

  • Carolina Sanchez Sorpreso Universidade Estadual de Londrina
  • Ingrid David dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Luara Tobias Gimenes da Costa Universidade Estadual de Londrina
  • Mayara Barbosa Massoni Universidade Estadual de Londrina
  • Renata Cristina Prado Universidade Estadual de Londrina
  • Sayra Jorge Correia Universidade Estadual de Londrina
  • Sueli Rosa Nakamura Universidade Estadual de Londrina
  • Thalita Feliciano da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Solange Aparecida Luciano Serafim Universidade Estadual de Londrina
  • Marta Silene Ferreira Barros Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Educação Infantil, Trabalho Pedagógico, Cuidar, Educar, Ensinar, Desenvolvimento Infantil

Resumo

O presente trabalho, intitulado “O trabalho pedagógico com crianças de 0 a 3 anos: cuidar, educar e ensinar”, justifica-se pela necessidade de desmistificar as discussões em torno da aprendizagem das crianças menores de 3 (três) anos, pensando-se o tema a partir da observação do ingresso dessas crianças na escola, onde devemos considerar que o brincar é a atividade mais importante para o desenvolvimento infantil, e o cuidado é parte fundamental em seu processo de educação. Consoante a isto, buscamos compreender quais os melhores procedimentos e estratégias pedagógicas para trabalhar com as crianças no início de sua trajetória escolar, além de possibilitar a refleção sobre a importância do brincar e educar, e essencialmente o ensinar no desenvolvimento dos pequenos. Trata-se de um relato de experiência realizado na condição de aluna bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade Estadual de Londrina, elaborado por meio de discussões que aconteceram no grupo de estudos Foco: Formação Continuada: Implicações do materialismo histórico e dialético e da Teoria Histórico-Cultural na prática docente e no desenvolvimento humano e mediante a observação participativa em um Centro de Educação Infantil localizado na cidade de Londrina – PR, tendo como metodologia o levantamento bibliográfico de autores da referida área de conhecimento, embasados no aporte teórico da Teoria Histórico-Cultural. Deste modo, o mesmo busca analisar quais recursos e propostas educativas contribuem para o ensino-aprendizagem de crianças pequenas, proporcionando reflexões sobre a importância do brincar e educar na Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-09-19