O USO DE APLICATIVOS COMO FORMA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS

  • Bruna Lauana Crivelaro Universidade Estadual de Londrina
  • Diego Henrique Morandi Universidade Estadual de Londrina
  • Guilherme Allian Universidade Estadual de Londrina
  • Paula Gabriela Candido Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Paula Gutmann Universidade Estadual de Londrina
  • Patrícia de Oliveira Rosa-Silva Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Ensino de ciências, tecnologia, metodologias alternativas

Resumo

As tecnologias de informação trouxeram à sociedade atual grandes mudanças no campo de acesso à comunicação, e com isso novas relações entre as pessoas e esses mecanismos, com o compartilhamento de informações em tempo real. Com isso vê-se a possibilidade de adaptar o ensino de ciências ao uso das tecnologias através de dispositivos como smartphones, tablets, computadores entre outros. Foram desenvolvidas em sala de aula sequências didáticas, a fim de alcançar a aprendizagem significativa dos alunos do 9° ano sobre o tema átomos. A sequência se deu com uma introdução para resgate de conhecimento prévio, aulas teóricas com auxílio de vídeos e modelos, e aula prática com o uso do aplicativo Kahoot para avaliação e revisão do conteúdo na forma de quiz. Os estudantes se dividiram em grupos e o aplicativo foi utilizado nos smartphones dos próprios estudantes. O quiz consistiu em 20 perguntas relacionadas ao tema de atomística e foi desenvolvido com quatro turmas. Destas, foram obtidas 64,47% de acertos na primeira turma, 67% na segunda, 62,04% na terceira e 63,03% na quarta, fechando a atividade com uma revisão teórica do conteúdo presente nas questões que não tiveram acertos. O uso do aplicativo despertou o interesse pelo conteúdo e estimulou uma competição benéfica entre os grupos de estudantes, influenciando no bom resultado da atividade em relação à aprendizagem e assimilação do conteúdo. Desse modo, o uso da tecnologia dentro da sala de aula trabalha dentro da realidade do aluno, e pode ser uma grande aliada nos desafios que a educação brasileira enfrenta atualmente.

Publicado
2020-09-19