O USO DO APLICATIVO “KAHOOT” NAS AULAS DE GEOGRAFIA

  • Igor Bruno Ventura Universidade Estadual de Londrina
  • Júlia Luciana Pereira das Dores Okamura Universidade Estadual de Londrina
  • Gisele Franco de Lima Santos Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: PIBID, Geografia, Ensino, jogo, Kahoot

Resumo

O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) é uma iniciativa que visa melhorar e a valorizar a formação de professores para a educação básica. Os estudantes são inseridos no universo das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. Através deste princípio do programa, desenvolveu, junto aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, de um colégio estadual situado na zona leste de Londrina-PR, uma atividade com a utilização do método do jogo por meio do aplicativo “Kahoot”. Este possibilita a criação de um conjunto de perguntas e respostas onde o aluno tem um tempo correspondente para responder as questões e ao finalizar é apresentada uma pontuação dos acertos, com a demonstração do desempenho que o aluno, ou grupo, teve através dos pontos que foram adquiridos por ele. A elaboração das questões foi realizada com base nos conteúdos de cartografia (localização e orientação), que foi trabalhado com eles neste período de aplicação do jogo, utilizando como base o livro didático, textos e atividades aplicadas em sala. Para o desenvolvimento da atividade os alunos são organizados em grupos, terão acesso pelo smartphones de um dos membros do grupo. Para a realização da atividade as questões são projetadas para eles, onde escolherão uma resposta, diante do tempo estipulado para cada uma. No final é possível verificar qual grupo teve maior pontuação e acertos.

Publicado
2020-09-19