O USO DO MAPA CONCEITUAL NO ENSINO MÉDIO

  • Felipe Bizeti Universidade Estadual de Londrina
  • Liliam Perez Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Mapa Conceitual, Metodologia, Ensino em Geografia

Resumo

O seguinte trabalho se trata do uso do mapa conceitual, no ensino médio, e sobre a experiência obtida em sala de aula utilizando essa metodologia de ensino. O objetivo principal do trabalho, é apresentar como é vantajoso a construção do mapa conceitual de conteúdos trabalhados em sala de aula, onde ajuda na organização de ideias, conceitos e informações de modo esquematizado. O trabalho foi realizado no Colégio Estadual Hugo Simas, com o 2° ano do Ensino Médio, em 10/06/19. Depois da explicação do conteúdo sobre a Geopolítica do Petróleo, foi pedido aos alunos um mapa conceitual sobre tal conteúdo, onde deveriam esquematizar e organizar suas ideias de forma em que fosse possível entender todo o contexto da aula expositiva e tudo o que ele retirou de conhecimento. Os resultados foram positivos, no qual muitos alunos nos relataram que com o uso e com a composição do mapa conceitual, foi possível uma compreensão melhor do conteúdo trabalhado. E também pode se dizer, que com o mapa conceitual, se torna mais fácil o estudo do aluno para provas, onde todas suas ideias se encontram esquematizadas. Pode se concluir, que é muito vantajoso a utilização e estruturação de mapas conceituais dentro de sala de aula, no qual o aluno consegue esquematizar e organizar todas suas ideias e seu conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-09-19