OFICINAS EDUCATIVAS DE CUIDADOS PALIATIVOS E INTERAÇÃO COM A COMUNIDADE: REFLEXÃO DE DISCENTES
Resumo
Introdução: Cuidados Paliativos (CP) são uma abordagem que primam pela qualidade de vida de pacientes/familiares com doenças incuráveis. Há uma lacuna no conhecimento da população sobre este tema mundial e atual o que pode levar à desumanização e sofrimento desnecessários. Objetivo: Descrever a experiência de discentes de Enfermagem sobre oficinas educativas em CP. Metodologia: Como parte de um programa de ensino em CP graduandos de Enfermagem organizaram e implementaram duas oficinas educativas, em 2018, no Hospital Universitário para a comunidade (pacientes, acompanhantes, discentes e profissionais). Alunos e docente planejaram as atividades e confeccionaram materiais necessários para seis estandes temáticos: acolhimento e orientações, conceito, pacientes elegíveis, princípios, ambientes para o cuidado e elucidação das dúvidas. Reflexões: Durante as oficinas, os graduandos interagiram com um público diverso e observaram que a construção do conhecimento é coletiva. Nesse caso, os conhecimentos sobre CP foram solidificados à comunidade por meio de cartazes, murais, fotos e orientações orais. Os alunos se sentiram capacitados e o papel como educador foi singular, pois foram momentos únicos para eles, no qual expressaram e ensinaram o que aprenderam, gerando sensação de empoderamento. Percebeu-se que os participantes gostaram das atividades e se sentiram acolhidos pois, ao final, houve abraços, sorrisos, agradecimentos e emoções de ambos os lados. Conclusão: Constatou-se que a maioria dos participantes desconhecia CP, e muitos dos que conheciam, era de forma equivocada. As dúvidas foram solucionadas e os discentes aprimoraram o conhecimento para eles mesmos e para os clientes.