OS RECURSOS VISUAIS COMO FACILITADORES DA APREENSÃO DO CONHECIMENTO

  • Josirene Mariana Pereira Universidade Estadual de Londrina
  • Adriano Márcio Custodio Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Recursos visuais, metodologia ativa, mapas físicos

Resumo

Esse resumo refere-se à descrição de práticas que envolvem metodologias ativas, aplicadas nas aulas de Geografia, por meio de ilustrações, durante as aulas ministradas pela residente, no programa Residência Pedagógica, no sétimo ano do Instituto de Educação Estadual de Londrina. Nas aulas cuja temática eram os aspectos físicos das regiões sul e sudeste, deu-se ênfase ao uso de imagens e mapas projetados, as quais juntamente com os textos ilustravam as características, como relevo e tipo de vegetação, dessas regiões. O objetivo metodológico dessa prática é uma elucidação, já que somente pela leitura não haveria a compreensão exata do contexto físico de determinada localização, pois para jovens estudantes ainda em processo de formação cognitiva as leituras mesmo que descritivas de determinados aspectos é algo bastante abstrato. Os mapas fizeram parte das aulas, nos quais pôde-se observar as altitudes dos relevos, os tipos de clima e vegetação, e a partir dessas observações entender o como um fator se relaciona com outro, de forma que as inteirações entre eles produzem determinadas paisagens. Destacou-se no uso do mapa de vegetação a degradação ambiental histórica que essas regiões receberam, e o como as inteirações antrópicas modificam e produzem o espaço geográfico. As imagens usadas se referiram aos principais tipos de relevo e vegetação, foram importantes para compreensão dos textos, e real apreensão do conhecimento da referida temática. O uso de recursos visuais sempre acaba sendo fator positivo, pois desperta o interesse facilitando a participação dialética, fortalecendo assim as metodologias ativas.

Publicado
2020-09-19