PIBID DE SOCIOLOGIA NO CEEP CASTALDI: UMA SÍNTESE DAS ATIVIDADES REALIZADAS

  • Ana Beatriz Pavilhão Boscariol Universidade Estadual de Londrina
  • Francine Aparecida Godinho Universidade Estadual de Londrina
  • Guilherme Augusto A. dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Isabelle Andrade Moreno Universidade Estadual de Londrina
  • Laura Mendes Grosso Universidade Estadual de Londrina
  • Leonardo Augusto de Campos Universidade Estadual de Londrina
  • Matheus Augusto Baldo Universidade Estadual de Londrina
  • Rafaela Machado Pacheco Pereira Universidade Estadual de Londrina
  • Franciele Sussai Luz Cavassani Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Pibid, ensino de sociologia, escola

Resumo

Essa comunicação visa apresentar algumas ações desenvolvidas pelo grupo do ultimo edital do PIBID de sociologia que atua no CEEP Castaldi desde agosto de 2018. O Pibid visa a inserção dos estudantes das licenciaturas no ambiente escolar, desde os primeiros anos dos cursos, demonstrando ser um programa que de fato atua na preparação dos jovens para a docência. Sendo assim, se faz importante demonstrar a atuação desses grupos através das práticas que vem sendo realizadas, desde os primeiros contatos com documentos, corpo docente e pedagógico, até as interações realizadas com os estudantes das escolas nas quais o programa de insere. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo a apresentação de algumas das atividades que foram realizadas pelo grupo do PIBID de Sociologia do CEEP Castaldi como oficinas e orientação de um trabalho de iniciação à pesquisa de campo.  Essas ações foram desenvolvidas a partir de agosto de 2018 e ainda estão em andamento. Realizadas em sua maioria, nas dependências do CEEP Castaldi, todas as ações precederam um planejamento prévio que se tornaram planos de aulas, aplicados aos estudantes. As oficinas proporcionaram as primeiras experiências de regência para os bolsistas ministrantes e se mostraram importantes para que pudessem interagir com os jovens e perceber como se dão os processos de ensino e aprendizagem, a transposição dos conteúdos científicos em textos didáticos, entre outras demandas do cotidiano de sala de aula.

Publicado
2020-09-20