PRÁTICA DE ENSINO DE TÉCNICA VOCAL NO PROJETO DE PESQUISA EM ENSINO ‘ATIVIDADES COMPLEMENTARES EM REGÊNCIA CORAL’
Resumo
O Projeto de Pesquisa em Ensino ‘Atividades Complementares em Regência Coral’ propõe aos graduandos da Licenciatura em Música vivências nos afazeres que cercam o trabalho do regente coral. Um destes campos diz respeito à preparação, aplicação e avaliação de exercícios vocais realizados no início do ensaio. Esta atividade instrumentaliza o discente para dirigir os exercícios vocais e desenvolve sua avaliação crítica do grupo coral, de modo a ter critérios para construir uma gama de exercícios vocais adequados para o desenvolvimento sonoro do coral. O estágio acontece no Departamento de Música e Teatro, com uma reunião semanal de preparação e avaliação das atividades, seguida do ensaio. Um coral feminino foi formado, com mulheres de 19 a 60 anos da comunidade. Além de trabalhar o repertório o ensaio proporciona momentos de interação entre as participantes, promovendo bem estar. Aos discentes foi proposto diagnosticar as dificuldades vocais do grupo e aplicar vocalises específicos, criados ou extraídos de uma apostila usada em aula. Para os discentes colaboradores, criar e escolher os exercícios vocais, pensar a tonalidade mais adequada para começar esse exercícios, observar os detalhes de técnica vocal, avaliar o som do grupo nos exercícios são tarefas novas a exigir leitura, prática vocal individual e posicionamento ativo frente ao grupo. Após três meses de trabalho, observou-se em áudio gravado e em vídeo de apresentação, que uma das músicas, em que as cantoras não alcançavam bem os agudos e tinham dificuldade nos cromatismo, teve grande melhora, com observação de fluidez durante toda a canção.