PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS NA VIDA DOCENTE NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ESTADUAL DE LONDRINA

  • Luiz Ricardo de Paula Melo Universidade Estadual de Londrina
  • Matheus Pereira Barbosa Universidade Estadual de Londrina
  • Patrícia Fernandes Paula Shinobu Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Conhecimento, Atividades, Práticas

Resumo

O projeto Residência Pedagógica, praticado pelos bolsistas Luiz Ricardo de Paula Melo e Matheus Pereira Barbosa, com auxílio do Professor Adriano, no Colégio IEEL (Instituto de Educação Estadual de Londrina), obteve suas desenvolturas e houve riqueza de conhecimento, mesmo com os erros praticados em sala de aula. No início do projeto, o que ficou mais evidente era a estrutura da escola, onde há qualidades e problemas. Com relação aos alunos e alunas, foi perceptível o quão carentes eles são de entendimentos mais práticos, por mais que pudemos observar o professor Adriano sempre trazendo aulas mais diferenciadas, o mesmo não conseguiria criar e inovar com o grande número de aulas em sua responsabilidade, essas percepções foram de extrema riqueza, pois foi onde pudemos adentrar nas salas de aula com recursos mais práticos. As primeiras aulas, mesmo teóricas, foram proveitosas, mas com o conteúdo passado em teoria e conceitualização, pudemos criar atividades mais práticas, como exemplo: mapas conceituais, batata quente, jogo da forca, etc. No final do ano de 2018, trabalhamos com região sudeste do Brasil, onde os alunos(as) adoraram a aula prática relacionada ao tema, com a batata quente, por mais que na realização das aulas práticas, foram nítidas algumas conversas e um pouco de descontrole, o mesmo não foi percebido com as atividades práticas, por mais que fossem jogos e atividades mais agitadas, os alunos(as) se interessaram bem mais, e agitação foi de forma positiva.

Publicado
2020-09-20