PROGRAMA DE APOIO DOCENTE E DISCENTES DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – APOIO E PREVENÇÃO A SITUAÇÕES DE SOFRIMENTO PSÍQUICO, VIOLÊNCIA, ABUSO E PRECONCEITO

  • Marina Lolis Universidade Estadual de Londrina
  • Adriano Luiz da Costa Farinasso Universidade Estadual de Londrina
  • Regina Célia Bueno Rezende Machado Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Apoio, Estudante, Saúde

Resumo

O meio acadêmico e sua comunidade está passível de ocorrências de situações comuns ao cotidiano de nossa sociedade, tais como a violência, preconceito, abuso e sofrimento psíquico. A ocorrência destes levam a um impacto nos relacionamentos, qualidade de vida e comprometem o desempenho do estudante nas atividades diárias e de sua formação acadêmica. Sendo assim, o objetivo foi relatar a vivência na participação do Programa de Apoio ao Docente e Discente (PADD) do Centro de Ciências da Saúde, cadastrado na PROGRAD na Universidade estadual de Londrina. O PADD trabalha com três eixos de atuação: 1- Educação permanente da Equipe (docentes e discentes participantes), 2- Acolhimento dos casos de sofrimento, nesta etapa ressaltamos a autonomia do estudante e os encaminhamentos e intervenções singulares que forem necessárias, 3- Atividades de prevenção e promoção em saúde mental. Como bolsista do programa nossa participação tem se dado principalmente na realização de ações de prevenção e promoção de saúde mental oportunizando atividades onde o estudante pode conhecer e descobrir estratégias para sua adaptação nos momentos considerados, na sua percepção, como de dificuldades; bem como atividades para potencializar seu bem estar e melhorar seus aspectos emocionais e de integração. Participamos na organização e realização de oficinas de musicoterapia, meditação guiada, terapia comunitária, dança, grupos, entre outros. Observamos que as ações desenvolvidas contribuem para o alcance de estratégias dos estudantes para manutenção de sua saúde mental, qualidade de vida, integração entre seus pares de respeito e solidariedade.

Publicado
2020-09-21