PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGOGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Tatiana de Freitas Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Adriana Regina de Jesus Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Residência Pedagógica, Formação, Educação Infantil

Resumo

O presente texto trata-se de um relato de experiencia sobre o projeto residência pedagógica no Centro de Educação Infantil do Colégio de Aplicação José Aluízio Aragão. O objetivo deste texto é elencar a importância da formação de professores por meio do Programa Residência Pedagógica. O intuito do programa é promover o aperfeiçoamento da formação prática dos discentes. O programa tem se desenvolvido em várias escolas do Município de Londrina em parceria com a Secretaria de Educação. Especificamente, apresento como o programa tem se desenvolvido no Centro de Educação Infantil do Colégio de Aplicação da UEL. O Centro de Educação está localizado na Universidade Estadual de Londrina, sua implantação no campus universitário foi em 1992 e atende filhos de servidores e docentes da UEL. Atualmente atende aproximadamente 115 crianças em período integral. A proposta pedagógica da instituição pauta-se nos fundamentos da Teoria Histórico-Cultural e na pedagogia Histórico-Crítica. A proximidade entre Universidade e escola é um fator crucial, assim, o professor em formação é capaz de articular conhecimento teórico com o conhecimento prático adquirido pela experiencia em situações reais. As residentes desenvolveram intervenções com a temática “Cultura afro e afro-brasileira”, as propostas foram realizadas na educação infantil, turma com 15 crianças entre 2-3 anos. A metodologia utilizada nas propostas foram contação de histórias, músicas, culinária, pinturas, atividades de corpo e movimento, propostas de integração com o NEAB.O programa tem proporcionado e acrescentado na instituição e no meio das crianças. Assim, partilhando da crença da importância de programas para a formação de professores para a educação.

Publicado
2020-09-21