REFLETINDO SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA: A EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Adriana de Fátima Ferreira Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: ensino de sociologia, formação de professores, residência pedagógica

Resumo

O Curso de Ciências Sociais, através de vários projetos de pesquisa, de ensino e de extensão, tem acumulado experiências de formação que apontam na direção de ampliar as formas de integração da universidade com a sociedade, em especial, com as escolas públicas do Núcleo de Educação de Londrina. As ações do projeto de Residência Pedagógica dialogam diretamente com as atividades do estágio curricular obrigatório de Sociologia, fortalecendo o processo formativo dos/as futuros/as professores/as de sociologia para o ensino médio. Como objetivos, destacam-se: criar metodologias de ensino, de pesquisa e de extensão, com foco na indissociabilidade entre teoria e prática; conhecer melhor o universo socioeducacional de alunos e professores de escolas públicas do NRE/Londrina, a fim proporcionar estratégias de ensino/pesquisa/extensão de Sociologia mais próximas das expectativas, demandas e realidades dessas instituições; Propiciar a formação de elementos teóricos e sociais que contribuam para o ensino de uma cultura escolar de inclusão das diferenças, em termos de classes sociais, raça/etnia, gênero, sexualidade, religião, necessidades especiais (físicas e afetivas), entre outras diferenças. As atividades desse programa são desenvolvidas em três realidades diferentes: duas escolas estaduais (Colégio Hugo Simas e Colégio IEEL) e no IFPR (Instituto Federal do Paraná). Nesses espaços, os estagiários desenvolvem atividades diferenciadas, visando atingir os objetivos propostos. Até o momento, os resultados obtidos podem ser considerados extremamente relevantes para os bolsistas. Num contexto tão complicado como o que estamos vivendo, tais atividades tem permitido compreender como conceber estratégias metodológicas adequadas e que mobilizem os estudantes do ensino médio.

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Publicado
2020-09-21