RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ENSINO FUNDAMENTAL

  • Lígia Silva Martins Universidade Estadual de Londrina
  • Patrícia de Jesus Pontes Universidade Estadual de Londrina
  • Isabela de Assis Barreto Universidade Estadual de Londrina
  • Mylena Nunes dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Mariana Aparecida Bologna Soares de Andr Universidade Estadual de Londrina
  • Vera Lúcia Bahl de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: plano-de-aula, problematização, multidisciplinaridade

Resumo

O programa de Residência Pedagógica tem por objetivo complementar a formação do graduando de licenciatura através da imersão do mesmo em sala de aula a partir do segundo ano de formação, acompanhado por professor com experiência na área de ensino e um professor orientador. De modo que o mesmo possa ter contato com o ambiente escolar desde o início da formação, enriquecendo o que é visto na teoria, mas de forma prática. E com base nesse princípio de ligar teoria e prática, foram elaborados planos de aula com supervisão, pensados para trabalhar a multidisciplinaridade da física, química e biologia relacionando a ciência com o entorno do aluno. Por essa razão, problematizações e discussões para introduzir os assuntos: fotossíntese, respiração, metabolismo, cadeia alimentar e velocidade, foram muito necessários, pois o objetivo era que o aluno fosse criando relações entre os assuntos e seu cotidiano. Em todas as aulas ministradas são aplicadas atividades práticas, podem ser jogos como na aula sobre cadeia alimentar; experimentos como na fotossíntese; ou atividades com bola na quadra de esportes para elucidar tempo e distancia no ensino de física. Como forma de avaliação é observado a participação e envolvimento da turma e entrega de relatórios para controle da compreensão dos alunos sobre os temas abordados.

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Publicado
2020-09-21