RELATO DE EXPERIÊNCIA: OS DESAFIOS NA PRATICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Patrícia J Pontes Universidade Estadual de Londrina
  • Lígia S Martins Universidade Estadual de Londrina
  • Vera L Bahl Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Mariana A. Bologna Soares de Andrade Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Formação de professores, ensino de ciências, residência pedagógica

Resumo

No período da Residência Pedagógica - RP como bolsista, tendo a proposta do programa focado na inserção do estudante de licenciatura no meio escolar; muitas inseguranças e desafios me colocaram a refletir sobre a prática pedagógica. Assim este trabalho teve como proposta- identificar como licenciandos do curso de Biologia sentem a formação na universidade em relação a prática que necessitam desenvolver na realidade escolar.  A formação de professores necessita estar alinhada ao desenvolvimento de habilidades nas seguintes dimensões: intelectual, social e emocional dos professores (Garcia 1999). A formação de professores consiste em promover ações de ensino aos licenciandos para atuar com segurança nas escolas. A Formação deve promover o contexto para o desenvolvimento nas seguintes dimensões: intelectual, social e emocional dos mesmos, segundo Garcia (1999). Num instrumento aplicado entre os bolsistas do RP, obtivemos respostas sobre as dificuldades na formação que possam contribuir na melhoria de formação dos licenciados. Entre eles o mais citado 61% necessidade de articulação entre as disciplinas nos currículos da formação. Outras dificuldades apontadas 18% professores da universidade deveriam ir às escolas públicas,17% falta de atividades práticas adequadas a realidade das escolas, 4% muitas aulas práticas repetidas. É preciso lembrar que a melhoria na qualidade de atuação do professor depende da articulação entre os saberes recebidos na formação e os saberes advindos do seu desenvolvimento pessoal, ou seja, do respeito ao processo de desenvolvimento que o ser humano percorre até atingir um estado de plenitude pessoal, de acordo com seus princípios e sua realidade sociocultural.

Publicado
2020-09-21