RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL: POSSIBILIDADES E REFLEXÕES

  • Mylena Nunes dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Isabella de Assis Barreto Universidade Estadual de Londrina
  • Lígia Silva Martins Universidade Estadual de Londrina
  • Mariana A. Bologna Soares de Andrade Universidade Estadual de Londrina
  • Vera Lucia Bahl Oliveira Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: licenciatura, ciências, metodologias ativas, sequência didática

Resumo

A Residência Pedagógica (RP) oferece oportunidade aos graduandos das licenciaturas contato com a realidade da Educação Básica de escolas públicas. Durante esse momento de intervenção, ocorre uma integração de docentes dos diferentes níveis de ensino; o licenciando tem a orientação de um professor da universidade para acompanhar as atividades de ensino do professor da escola, numa área, neste caso Ciências. O objetivo do programa da RP nas licenciaturas é de promover momentos de reflexão e desenvolver habilidades e competências que permitam ao licenciado realizar um ensino contextualizado, além de permitir a vivência deste em sala de aula. A opção por aplicar Metodologias Ativas. com vistas a tirar os estudantes do modelo cotidiano(tradicional) da sala de aula. As práticas no laboratório de ciências, como na quadra da escola, foram os espaços mais utilizados. No conteúdo fotossíntese, baseado na Problematização, perguntas e respostas com uma discussão das dúvidas, permitiu que o conteúdo tivesse maior significado melhor compreensão. Outra atividade, no tema cadeia alimentar foi organizada numa sequência didática. As atividades na Residência Pedagógica proporcionaram uma experiência construtiva na formação do estudante de graduação. Permite o contato com a sala de aula e o dia a dia da vida de professor antes do estágio obrigatório em licenciatura, facilitando a passagem por esse período. Propor aulas diferentes motivam os estudantes e aumentam a compreensão dos temas de Ciências considerados difíceis por eles. Visitas a lugares diferentes, uso do pátio, uso das quadras, laboratório de ciências são mais significativos na retenção dos conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-09-21