RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A INTERAÇÃO ENTRE O ALUNO-RESIDENTE E ALUNO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Jeisy Alves Universidade Estadual de Londrina
  • Eloiza Cristiane Torres Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: docência, relação aluno-professor, geografia

Resumo

O programa Residência Pedagógica (RP) contribui para promover a inserção dos alunos matriculados em cursos de licenciatura à realidade escolar e prática docente. O acompanhamento do professor supervisor nas instituições de ensino durante este processo de formação, nos dando direcionamentos quanto à prática e didática  frente às aulas, abre nosso olhar quanto aos novos caminhos a serem tomados de modo que a construção do conhecimento regida por nós, futuros professores-mentores, assim como desenvolvido até então pelo  professor durante o programa, ocorra de maneira colaborativa e dinâmica, considerando a participação dos alunos neste processo, sendo este o objetivo deste trabalho. Durante o RP, tivemos a oportunidade de trabalhar junto aos alunos, desenvolvendo com eles algumas atividades propostas a fim de fixar o conteúdo apreendido nas aulas expositivas e práticas com acompanhamento do professor de Geografia do Instituto Federal do Paraná Campus Londrina, Lawrence Mayer Malanski. Em parceria com o residente Marcos Garcia Junior, atividades lúdicas e tradicionais foram desenvolvidas para que os alunos do 1° ano do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio  pudessem trabalhar os elementos da geografia, resgatando o conteúdo exposto em aula, mas, o que tornou-se valoroso nesta prática (não desconsiderando a importância da elaboração e efetividade das atividades avaliativas) revela-se na  interação e no relacionamento erigido entre aluno-residente e aluno das instituições de ensino. Vemos que no decorrer do RP, a interação entre o aluno-residente e o aluno da educação básica de ensino tornou-se uma ferramenta importante para o início de uma relação aluno e professor.

Publicado
2020-09-21