SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM JOGO PARA POTENCIALIZAR A COMPREENSÃO DA ESTRUTURA ATÔMICA
Resumo
A química é uma ciência conhecida pelas aulas em laboratório com desenvolvimento de experimentos. Entretanto, a contextualização do universo químico é um desafio ao docente, mesmo com auxílio de aulas práticas, visto que sua linguagem é complexa. O átomo é a partícula fundamental da matéria, sabendo que matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço, podemos concluir que os átomos estão presentes no cotidiano. É preciso propor aulas diferenciadas que proporcionem uma aprendizagem significativa diante dessas limitações. Em um colégio na cidade de Londrina/Pr, em duas turmas do nono ano do ensino fundamental, foi verificado uma dificuldade por parte dos alunos na compreensão da estrutura atômica. Para solucionar esse problema, foi elaborado e aplicado uma sequência didática com três horas/aula. Na primeira aula, foi realizado o jogo “Eu sou um átomo”. Neste, cada educando desenvolveu uma representação de átomo igual ao da tabela periódica, tendo sua massa corporal como a massa atômica, a sigla como a primeira letra de seu nome, acrescentando-se a primeira letra do sobrenome caso houvesse mais de um estudante com a mesma letra. Já o número atômico foi relacionado ao número de chamada. O segundo passo da aula foi os cálculos de número de nêutrons, prótons e elétrons. Na segunda aula, ocorreu divisão em grupos e o desenvolvimento do modelo atômico de Rutherford-Borr. Cada grupo escolheu a representação da aula anterior de um de seus integrantes. Na terceira aula, cada aluno apresentou para a turma a criação e conteúdo de seu modelo.