THA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA
Resumo
Neste trabalho apresentamos uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA), fundamentada nas ideias de Simon (1995), para trabalhar conceitos introdutórios da Química Orgânica. A THA constitui uma rota imaginada a ser percorrida pelo estudante, que possibilita ao professor visualizar o que poderá desenvolver no trabalho em sala de aula. Este artigo descreve uma THA idealizada para trabalhar o conteúdo de Classificação de Cadeias Carbônicas com estudantes do Ensino Médio. A elaboração de tais trajetórias constitui parte das atividades realizadas por participantes do grupo PIBID/Química/UEL e a THA aqui apresentada é composta por três situações problemas. Na primeira etapa realizaram-se algumas leituras de referenciais teóricos que fundamentam a THA, na sequência foi selecionado o conteúdo de acordo com o plano de trabalho do Professor Supervisor. Na continuidade, o grupo elencou os objetivos pretendidos para a aprendizagem dos conceitos e, a partir disso, os bolsistas (em duplas) com o Professor Supervisor elaboraram situações problemas e possíveis resoluções. Para cada situação problema são descritas as expectativas de aprendizagem e a trajetória hipotética para a sua resolução. Vale ressaltar que, em encontros quinzenais, o grupo discutia coletivamente sobre as trajetórias com o intuito de aprimorá-las e/ou reelaborá-las, quando necessário. Argumentamos a importância de utilizar THA como ferramenta de planejamento do professor em sala de aula, uma vez que possibilita “prever” e refletir sobre as possíveis situações de ensino que podem ocorrer ao longo do trabalho em sala de aula considerando as ideias dos próprios estudantes.