THA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE SOLUÇÕES QUÍMICAS
Resumo
Ao planejar sua aula, o professor possui expectativas de como ocorrerá a aprendizagem do conceito pelos estudantes. Entretanto, a qualidade da aprendizagem pode estar relacionada à forma como essa aula será conduzida. Simon (1995) propõe a Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) como uma possibilidade para o planejamento de aulas, seguindo uma perspectiva construtivista. De acordo com a teoria da THA, o professor descreve os caminhos que os estudantes podem seguir para a construção dos conhecimentos pretendidos, levando em consideração ideias prévias dos estudantes. Este artigo apresenta uma proposta de Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) para o trabalho com estudantes do Ensino Médio sobre o conteúdo de soluções, mais especificadamente o conceito e a classificação no que se refere à saturação e estados físicos. O desenvolvimento da THA se deu no âmbito das atividades realizadas por um grupo PIBID do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Londrina, e é constituída por 3 situações problema. Ao longo de dois meses foram elaboradas trajetórias abordando conteúdos químicos diferentes. O grupo realizou algumas leituras de referenciais teóricos que fundamentam a THA; na sequência deu-se a escolha do conteúdo de acordo com o plano de trabalho do Professor Supervisor e o grupo elencou os objetivos pretendidos para a aprendizagem dos conceitos. A THA constitui-se em um plano de atividade potencial para o planejamento das aulas de Química, pois possibilita ao professor esboçar uma descrição detalhada das atividades relacionadas ao conceito de interesse.