TRABALHANDO O LÚDICO NA GEOGRAFIA: JOGO DAS 3 PISTAS

  • Gabriel Felippe Carneiro da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Luiz Fernado Borsato Universidade Estadual de Londrina
  • Vinicius Pereira Belquiman Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Papel do professor, Lúdico, Ensino de geografia, Cooperação, Residência Pedagógica

Resumo

Ao perceber a dificuldade no entendimento dos alunos sobre os conteúdos da geografia, no caso do conteúdo em questão – Energia e Indústria - a utilização dos jogos lúdicos para a disciplina de geografia, buscando auxiliar no processo de ensino/aprendizagem, promovendo uma interação maior entre os alunos, estabelecendo uma maior relação entre professor e aluno. Tem-se como objetivo auxiliar na prática do professor, buscando renovação metodológica por meio de novas abordagens e dinamismos nas aulas, trabalhando o intelecto, estimulando o saber, além da competição e cooperação. O trabalho foi realizado com as turmas C e D do 2º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Hugo Simas. A atividade desenvolvida consistiu na elaboração e aplicação do jogo das 3 pistas, que tem por objetivo obter a resposta certa por meio de dicas, de acordo com o tema de questões referentes à Energia e Indústria. A sala foi dividida em 2 grandes grupos com 18 alunos e alunas aproximadamente cada  equipe. Com um total de 20 perguntas, aonde uma pessoa de cada equipe compete com outra do grupo oposto. Para cada acerto, a equipe ganha um número de pontos. Após atividade desenvolvida observou-se a interação dos alunos, a promoção de debates e discussões, além da cooperação, para buscar as respostas corretas. Tanto essa atividade, como tantas outras desenvolvidas durante as aulas, foi possível promover um experiência muito gratificante e diferente do cotidiano das aulas. O Programa permitiu a experiência, o desenvolvimento da autonomia, do conhecimento, da convivência com a dinâmica escolar e tantos outros. Fica evidente a necessidade, em motivar, reorganizando constantemente as práticas, de maneira que busque significado ao que está ensinando. E por fim, espera-se uma contribuição qualitativa, onde a atividade proposta, e é claro a importância do Programa enquanto facilitador das dinâmicas pedagógicas possa auxiliar no processo de ensino-aprendizagem tanto do aluno quanto o do professor.

Publicado
2020-09-21