VIVÊNCIA SOBRE A INTEGRAÇÃO DOCENTE-ASSISTENCIAL EM UM CENTRO DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS

  • Carolina Rodrigues Milhorini Universidade Estadual de Londrina
  • Eleine Aparecida Penha Martins Universidade Estadual de Londrina
  • Juliana Helena Montezeli Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: queimaduras, enfermagem, ensino

Resumo

Introdução: O centro de tratamento de queimados é um serviço especializado que não está presente na grande maioria das cidades brasileiras e sua especialidade demanda conhecimentos técnicos, teóricos e subjetivos, sendo que este campo pode aperfeiçoar o trabalho do enfermeiro. Objetivo: descrever a vivência de acadêmicos de enfermagem junto ao enfermeiro-docente durante plantões em um centro de tratamento de queimados do Norte do Paraná.  Metodologia: O projeto proporciona que alunos, a partir do terceiro ano, acompanhem os docentes na realização das atividades em plantões fora de sua carga horária acadêmica. O aluno realiza todas as atividades designadas ao enfermeiro, além de acompanhar procedimentos de outras categorias profissionais. Resultados: Experienciar a assistência direta a tal clientela bem como a gerência do cuidado de enfermagem em tal ambiência em igualdade hierárquica com o docente no processo de trabalho, potencializa que o discente, quando formado, possa multiplicar tais conhecimentos de modo a contribuir para que queimados que estejam fora de centros de referência possam receber uma assistência segura até que sejam transferidos a um serviço especializado. Ademais, faz com que o docente reflita sobre sua prática como enfermeiro do setor de modo a aguçar sua competência educativa, contribuindo para o crescimento mútuo do binômio. Conclusões: a participação de discentes junto ao enfermeiro-docente em plantões no centro de tratamento de queimados fortalece a interdependência entre docentes de enfermagem e enfermeiros deste setor com vistas ao processo de ensino-aprendizagem articulado à assistência às vítimas de queimaduras.

Publicado
2020-09-21