A CONTRIBUIÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DO DOCENTE: EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR ALUNAS DO CURSO DE GEOGRAFIA
Resumo
Os programas de extensão, o qual está inserido a Residência Pedagógica, compõem a política nacional de formação dos professores e a extensão da Universidade. Estes seguem a tríade ensino-pesquisa-extensão, que tem por objetivo proporcionar uma troca mútua de conhecimento entre os alunos executores e a comunidade, propiciando aos alunos residentes, suprimento das lacunas da formação inicial, fomentando o processo de formação docente. O objetivo deste estudo é relatar a experiência que o programa da Residência Pedagógica oportuniza ao estudante de licenciatura. A Instituição de ensino destinada às residentes foi o Colégio Estadual Hugo Simas com as turmas do 1°, 2° e 3° anos do Ensino Médio, no período letivo de 2019, tendo como procedimentos a observação e a regência nas aulas de Geografia. A partir desses instrumentos de análise, foi possível observar que há uma incompatibilidade entre a teoria e a prática. A teoria que é apresentada no Projeto Político Pedagógico evidencia a importância do ensino interdisciplinar, no entanto, na prática, as disciplinas são ministradas de forma fragmentada e sistematizada, não possibilitando ao aluno relacionar os conhecimentos apreendidos em sala de aula com sua realidade vivida. Diante do exposto, ressalta-se a importância dos projetos de extensão na formação docente, pois estes propiciam uma análise comparativa e complementar entre o que é ministrado na Instituição formadora, e a realidade dos alunos e da dinâmica escolar. Dessa forma, auxilia e amplia o conhecimento in-loco do aluno graduando, diante das instituições de ensino de base, fortalecendo a relação entre a tríade ensino-pesquisa-extensão.