ACOMPANHAMENTO DA CRIANÇA ATRAVÉS DA PUERICULCUTA COM ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE APUCARANA – PR
Resumo
Introdução: A puericultura efetiva-se pelo acompanhamento periódico e sistemático das crianças para a avaliação de seu crescimento e desenvolvimento. O Ministério da Saúde recomenda consultas mais freqüentes até o segundo ano de vida, porque representam momentos de oferta de orientações de promoção de saúde e prevenção de doenças. Objetivo: a puericultura multiprofissional surge com o objetivo de possibilitar uma assistência integral, promover qualidade de vida, contemplando todas as áreas do saber no campo da saúde. Metodologia: este estudo consiste em um relato de experiência dos profissionais inseridos no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família acerca da Puericultura Multiprofissional que está sendo realizada semanalmente desde o mês de Abril, na Unidade Básica de Saúde Dr. Raul Castilho, no Município de Apucarana-PR. As consultas multiprofissionais foram até então realizadas pelos profissionais: enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, profissional de educação física e psicóloga. Resultados e discussão: a Puericultura realizada de forma multiprofissional favoreceu a troca de experiências e saberes entre a equipe de saúde e desta com a população participante. Possibilitou um espaço para que os responsáveis pudessem realizar questionamentos extremamente pertinentes por perceber a presença de outras categorias profissionais. Proporcionou um momento de cuidado voltado para a mãe, pois na maioria das vezes o foco se restringe somente a criança quando essa prática é realizada por um só profissional. Permitiu o trabalho de temas de promoção e prevenção das diversas categorias com um olhar integral a criança. A partir dessa prática surgiu a ideia de se executar um grupo de Puericultura, dividido por faixas etárias onde serão abordados os temas mais relevantes para cada uma delas. Espera-se que seja um rico espaço para educação em saúde, além de propiciar um momento de interação entre os pais/responsáveis, esclarecimento de dúvidas e executar algumas praticas com as crianças. Conclusão: Essa é uma prática muito importante para se compreender o trabalho em equipe, bem como reorganizar o modo de fazer assistência à saúde da criança, a partir dos espaços de trabalho, rompendo com o modelo biomedicista.