ESCOLARIZAÇÂO HOSPITALAR: A ATUAÇÃO DO SAREH NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE LONDRINA

  • Gláucia Pereira Lima
  • Joaquim Braga
  • José Rodrigues da Silva
  • Josiane Luzia Evangelista
  • Mário Cézar Alves Ferreira
Palavras-chave: HU, Humanização, SAREH

Resumo

INTRODUÇÃO: O Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (SAREH) é um programa da Secretaria Estadual de Educação, desenvolvido no HU, em parceria com a UEL e a Secretaria Municipal de Educação que presta atendimento educacional as crianças, adolescentes e adultos que estão matriculados em escolas, mas que se encontram impossibilitados de frequentá-las devido ao internamento hospitalar. OBJETIVO: Fortalecer os vínculos escolares, mantendo o elo entre o aluno e sua escola de origem e favorecer a inserção e reinserção escolar após a hospitalização. MÉTODO: Através de pesquisa bibliográfica apresentar o serviço de escolarização realizada no hospital pelos profissionais do SAREH, destacando a importância da continuidade das atividades escolares realizadas através da escolarização hospitalar. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Este serviço presta atendimento educacional aos alunos impossibilitados de frequentar a escola em virtude de sua situação de internamento hospitalar, permitindo a eles a continuidade do processo de escolarização, a inserção e reinserção em seu ambiente escolar após o período de hospitalização. A equipe pedagógica que atende no HU, conta com uma pedagoga e três docentes da rede estadual de ensino, que atendem os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e uma professora da rede municipal que atende a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I. CONCLUSÃO: Conclui-se que os atendimentos pedagógicos durante a internação auxiliam os alunos na apropriação de conteúdos e incentivam a sua volta à escola ao propiciar-lhes as condições para retomarem seus estudos sem prejuízo, contribuindo para a sua promoção escolar, oportunizando o acesso à educação e a humanização na assistência prestada.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-05-27
Seção
Artigos