AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA E ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

  • Letícia Martins de Souza
  • Natalia Ramos Bim
  • Silvia Aparecida Fornazari
  • Magda Solange Vanzo Pestun
Palavras-chave: Avaliação Neuropsicológica, Psiquiatria Infantil, Psicoterapia

Resumo

INTRODUÇÃO: A Avaliação Neuropsicológica consiste em um método para investigação do funcionamento cerebral através do estudo comportamental. Tem como objetivo auxiliar o diagnóstico diferencial, resultando no perfil neuropsicológico do paciente. Tal avaliação, juntamente com um acompanhamento psicológico, permite uma orientação mais adequada para que os pais desenvolvam as potencialidades de seus filhos (Mader, 1996). OBJETIVO: Neste sentido, o projeto de extensão “Psicologia Clínica e Comportamental para Pais com Filhos em Tratamento Psiquiátrico”, que tem por objetivo oferecer atendimento psicológico aos pais cujos filhos estão em tratamento psiquiátrico no Ambulatório de Psiquiatria Infantil do Ambulatório de Especialidades do Hospital Universitário (AEHU), vem oferecendo Avaliação Neuropsicológica e Escolar para essas crianças e adolescentes. MÉTODO: Elas são atendidas por residentes em psiquiatria, onde são levantadas as queixas com a família e levadas para reunião de discussão multiprofissional com Psicólogos, Pediatras e Psiquiatras. A partir daí, são selecionadas as condutas para cada caso, incluindo o encaminhamento para a Avaliação. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na Avaliação são levantadas informações com a família a partir de entrevista de anamnese e com a escola a partir de um questionário. Os testes psicológicos analisam o potencial intelectual, consciência fonológica,  raciocínio, memória verbal e visual, de curto e longo prazo, testes de flexibilidade mental, linguagem e organização visuoespacial. CONCLUSÃO: Com a inclusão da Avaliação nos atendimentos oferecidos pelo projeto de extensão, espera-se oferecer um serviço mais humanizado, integrando as áreas do saber acerca da criança e do adolescente e contribuindo na avaliação geral, intervenção e atenção integral caso a caso. Além disso, espera-se capacitar alunos e recém formados em neuropsicologia.

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Publicado
2018-05-27
Seção
Artigos