PRODUÇÃO CIENTÍFICA E BRINQUEDO TERAPÊUTICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
INTRODUÇÃO: As divulgações de produções científicas proporcionam uma aproximação às necessidades reais do sistema de saúde e vem causando um impacto positivo na assistência. O projeto de extensão Brinquedo Terapêutico permite investigar vários aspectos da hospitalização pediátrica. OBJETIVO: evidenciar a produção científica do projeto o Brinquedo Terapêutico. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa do tipo relato de experiência, realizada no Hospital Universitário de Londrina- PR. Esta pesquisa foi desenvolvida por participantes do projeto de extensão: Utilização do Brinquedo Terapêutico em crianças hospitalizadas em uma unidade pediátrica. RESULTADOS E DISCUSSÕES: O projeto Brinquedo Terapêutico vai além das atividades de extensão sendo a pesquisa uma das ferramentas que auxiliam na formação integral do aluno. Desde sua implantação em 2015, foram elaboradas 12 pesquisas. Em relação à produção científica anual verificou-se que em 2015 o projeto iniciou suas atividades com umaprodução, havendo uma maior elaboração de trabalhos em 2016 com total de 10 pesquisas realizadas. Em 2017 o projeto conta com uma pesquisa concluída e quatro em construção. Toda pesquisa realizada é levada para eventos científicos com o intuito de disseminar o que foi aprendido e permitir que os conhecimentos influenciem a assistência à saúde. Os estudos realizados resultaram em 14 apresentações em eventos científicos sendo 35,71% (n=5) apresentações em eventos internacionais, 28,57% (n=4) em eventos regionais, 21,42% (n=3) em eventos locais e 14,28% (n=2) em eventos nacionais. Uma das apresentações obteve premiação a nível regional. Das apresentações 78,57% (n=11) teve seus resumos publicados em anais dos eventos. Foram construídos dois artigos científicos que foram submetidos à revistas e aguardam publicação. Obteve-se um vasto número de trabalhos realizados e apresentados, permitindo a disseminação do projeto, fortalecimento acadêmico dos estudantes e o reconhecimento da importância do lúdico na hospitalização. CONCLUSÃO: Para tornar conhecido é preciso divulgar as práticas e estratégias realizadas no dia a dia à criança hospitalizada. Ao aplicar o Brinquedo Terapêutico tanto à criança quanto o estudante pesquisador tornam-se favorecidos, humanizando a assistência e adquirindo conhecimentos.