O INÍCIO DE UMA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA NA FFCL DA USP (1934-1960)

  • Maria Cristina de Oliveira Mello
Palavras-chave: Palavras-Chave: ensino de Geografia; metodologias de ensino em Geografia; Didática da Geografia

Resumo

Apresentam-se resultados do projeto de pesquisa “Orientações metodológicas destinadas aos
professores de Geografia para o ensino secundário da escola paulista (1934-1960)” em desenvolvimento
junto à FAPESP desde 2017. A investigação tem como objetivo identificar e compreender quais
orientações metodológicas receberam os primeiros professores de Geografia para atuar na escola paulista,
entre os anos de 1934 e 1960. Trata-se de pesquisa de fundo histórico, documental e bibliográfica
desenvolvida por meio de procedimentos de identificação, reunião, organização e análise de fontes
documentais sobre aspectos do currículo do primeiro curso de formação de professores secundários de
Geografia, oferecido na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da Universidade de São Paulo
(USP) e em seu Instituto de Educação. São enfatizadas as orientações metodológicas, advindas da
Geografia e da Pedagogia utilizadas enquanto“matrizes” teóricas de formação. Buscamos refletir em que
medida o curso de formação da FFCL, da USP – o primeiro do país em nível superior - contribuiu para
promover a reflexão sobre a relação teoria e prática pedagógica no ensino de Geografia, dicotomia ainda
presentes nos dias de hoje no processo de formação do professor de Geografia.

Publicado
2018-12-04