A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ALGUMAS POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES

  • Geovandir André Lordano
  • Rafael Melcher
Palavras-chave: Palavras-Chave: Ensino Interdisciplinar; Práticas Pedagógicas; Abordagem didática

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral realizar um levantamento de como a interdisciplinaridade tem
sido abordada no ensino de geografia, a partir de experiências na área, como objetivos específicos pretende-se
analisar algumas possibilidades nas práticas pedagógicas interdisciplinares no ensino-aprendizagem de geografia,
bem como apontar as principais limitações. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica para, a partir de
pesquisas já publicadas sobre o tema, traçar um parâmetro da situação da abordagem interdisciplinar no ensino da
geografia. Após a análise, tem-se que as principais possibilidades apresentadas acerca da temática, baseiam-se,
sobretudo, em ações geralmente experimentais e que adotam uma metodologia que visa, primeiramente, à obtenção
da atenção do educando para, após, propor uma reflexão para além da fragmentação disciplinar, buscando a
interação entre o aluno e a sua realidade. Quanto às principais limitações encontradas, destaca-se a dificuldade dos
professores em relacionar-se com o conhecimento de outra disciplina e até mesmo de compartilhar os seus com
os demais agentes envolvidos, seriam amarras culturais que acompanham os docentes desde a sua formação,
evidenciando a necessidade da abordagem interdisciplinar na própria formação docente, bem como na constante
atualização dos métodos utilizados por estes profissionais. Desta maneira, este trabalho visa contribuir com o
debate sobre o tema, trazendo luz a esta temática e vislumbrando alguma contribuição a futuras pesquisas.

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Publicado
2018-12-04