EXPERIÊNCIAS PROPORCIONADAS E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO JARDIM BOTÂNICO DE LONDRINA (PR) POR MEIO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

  • Josirene Mariana Pereira Universidade Estadual de Londrina
  • Eduardo Seide Asanuma
Palavras-chave: Palavras-Chave: Monitoria; Educação Ambiental; Trilhas Sensoriais

Resumo

O momento vivido pela sociedade contemporânea exige a necessidade de discussões em torno das
questões ambientais. A Geografia sendo uma ciência que abrange todos os fenômenos que ocorrem na superfície
terrestre é uma área na qual essa questão é amplamente discutida. O professor tem papel determinante no auxílio
da construção do pensamento crítico dos sujeitos em processo de formação. Os estudantes dessa área devem estar
cientes que possuem em seu futuro profissional funções sociais diretamente ligadas à essa temática.
Esse artigo trata o contexto histórico e funcional dos Jardins Botânicos brasileiros, e suas regulamentações legais
segundo o CONAMA, tendo como foco principal o Jardim Botânico de Londrina/PR., assim como conceitos
fundamentais e estruturantes para educação ambiental e sensibilização do público alvo.
O objetivo é de apresentar as experiências adquiridas, resultados obtidos e atividades desenvolvidas por meio de
monitorias realizadas no ano de 2017 e 2018 com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
(PIBID) com foco na educação ambiental.

Publicado
2018-12-05