A ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: NORMATIZAÇÕES OFICIAIS E PROPOSTAS TEMÁTICAS NA PERSPECTIVA DA GEOGRAFIA
Resumo
O presente artigo apresenta a identificação e a análise de temas que inter-relacionam a Ciência Geográfica e a Astronomia a partir de documentos oficiais e bases legais que regem a Educação Básica brasileira, sobretudo, os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais - Geografia) do Ensino Fundamental e Médio e as Diretrizes Curriculares Estaduais para o Ensino de Geografia (2008) do estado do Paraná. O intuito é sugerir um panorama do tratamento temático que a relação Geografia-Astronomia possuí no ensino básico e discutir a posição teórica dos documentos que possuem interferência na seleção de conteúdos para o currículo estabelecido. Também com base nas diretrizes expostas pelos documentos analisados, elencamos propostas temáticas da Astronomia que podem ser tratados em Geografia com vistas a empreender um entendimento da importância da relação entre celeste e terrestre no currículo desta disciplina. Adotamos para estas proposituras referências clássicas como Sobreira (2005) e Leite et. al. (2014). Com base nas evidências trazidas pelos autores e na análise dos documentos citados estabelecemos algumas comparações entre os PCNs e as DCEs paranaenses e discutimos a viabilidade de aplicação dos temas propostos em sala de aula