Os MONUMENTOS E AS COMEMORAÇÕES DE PORTO UNIÃO DA VITÓRIA (PR/SC):

UMA ANÁLISE DO DISCURSO ESPACIAL SOBRE A PERSPECTIVA DA GUERRA DO CONTESTADO

Palavras-chave: Registros monumentais; Eventos comemorativos; Práticas Espaciais.

Resumo

O presente trabalho de pesquisa tem o objetivo de realizar uma análise dos discursos espaciais interpretados a partir dos monumentos/eventos dispostos e comemorados em Porto União da Vitória (PR/SC) sob a perspectiva da Guerra do Contestado (1912-1916) – entendida aqui como parte fundamental da constituição histórica, espacial e identitária dos dois municípios. Para isso, analisaram-se práticas espaciais e os produtores culturais das comemorações e monumentos na região respectiva. Os resultados apontaram para duas inferências: a primeira é que os caboclos, vítimas e parte da guerra do Contestado, exercem pouco protagonismo no ato de contar sua história; por outro lado, os colonizadores e os imigrantes exercem seu protagonismo no ato de fala. Como consequência, afere-se que o primeiro grupo pode fazer parte de uma história subterrânea em relação à história oficial, podendo ocasionar na construção de identidades espaciais e culturais desconexas de uma realidade possível. Em relação ao segundo grupo, entende-se que seu protagonismo no ato de contar sua história pode auxiliar no fortalecimento de sua identidade ao ponto de ressignificar práticas em espaços dos municípios de Porto União da Vitória (PR/SC).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BESSE, Jean-Marc. O gosto do mundo: exercícios de paisagem. Tradução de Annie Cambe. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014, 224p.

CORRÊA, Roberto Lobato. Caminhos paralelos e entrecruzados. São Paulo: UNESP, 2018, 321p.

COSGROVE, Denis. A geografia está em toda parte. Cultura e simbolismo nas paisagens humanas. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny. (Orgs.). Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998, p. 92-123.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990, 189p.

HARVEY, David. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 2009.

LE GOFF, Jacques. Memória e história. Campinas: Editora Unicamp, 1990, 553p.

LEFEBVRE, Henri. A produção do espaço. Tradução de Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins (do original: La production de l’espace. 4e éd. Paris: Éditions Anthropos, 2000). Primeira versão início – fev. 1974, 476p.

LEFEBVRE, Henri. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ática, 1992, 217p.

MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política de espacialidade. Tradução de Hilda Pareto Maciel e Rogério Haesbaert. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008, 312p

MIDDLETON, David; BROWN, Steven. A psicologia social da experiência: a relevância da memória. Pro-Posições. n.º 17, Campinas: UNICAMP, 2006.

OLSON. David. O mundo no papel: as implicações conceituais e cognitivas da leitura e da escrita. São Paulo: Ática, 1997.

RICŒUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora Unicamp, 2003, 536p.

RICŒUR, Paul. Tempo e narrativa I. Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 1997, 512p.

SILVEIRA, Heitor Mata; FRAGA, Nilson César. O santo (de bronze) do povo do contestado: do espaço sagrado para o perímetro urbano - uma leitura sobre a figura de São João Maria, em Porto União da Vitória (SC/PR). VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Anais. Vitória, 2014. Disponível:http://www.cbg2014.agb.org.br/resources/anais/1/1404148184_ARQUIVO_SILVEIRA&FRAGACBG2014.pdf Acesso em 20/08/2021.
Publicado
2021-11-30