As cervejas artesanais de Mato Grosso do Sul como patrimônio cultural

uma análise das materialidades sígnicas do Roteiro de Cervejarias Artesanais de Campo Grande/MS

  • Mariana Beatriz Carvalho Franco Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
Palavras-chave: símbolos culturais, produto turistico, Mato Grosso do Sul

Resumo

Este estudo tem por objetivo identificar quais as práticas e símbolos culturais das cervejas artesanais que compõem o produto turístico Rota Cervejeira de Campo Grande. A partir da análise de como as cervejas são produzidas, rotuladas e comercializadas, reconhecendo nessa aproximação a interpretação desse recurso como patrimônio cultural do estado de Mato Grosso do Sul. A cidade de Campo Grande surge com um histórico e particularidades do saber fazer na produção de cervejas artesanais, e que vincula em seu discurso e rótulos à toques regionais, se inserindo na economia local como um produto agregado à atividade turística do município e do estado. Utilizou-se como metodologia a perspectiva da análise dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin para a análise do material discursivo verbal, por meio da aplicação de entrevista semiestruturada com os empresários das cervejarias e análise imagético/visual dos rótulos. Como resultados parciais, verificou-se que das onze cervejarias que integram o Roteiro, cinco delas apresentaram em seus rótulos ou insumos, características simbólicas culturais, como imagens da fauna, flora, frutos e de atrativos de municípios turísticos que as demarcam como recurso patrimonial intangível do estado de Mato Grosso do Sul.

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Publicado
2021-11-30