O Georreferenciamento dos Marcos Históricos do Contestado no Município de Lebon Régis

  • THYAGO WEINGANTNER DE OLIVEIRA RAMOS Secretaria de Educação da Prefeitura de Rio das Antas
Palavras-chave: Georreferenciamento, Marcos Históricos do Contestado, Lebon Régis

Resumo

O presente artigo, busca abordar as possibilidades de se desenvolver o turismo na região do Contestado como uma alternativa para a redução da desigualdade, tendo em vista o potencial histórico-cultural, bem como, a singular paisagem do sertão caboclo. A principal problemática que norteou o trabalho, foi a inserção de informações acerca dos Marcos Históricos do Contestado, no município de Lebon Régis. A inserção dos monumentos em uma plataforma de amplo acesso visa não somente trazer luz acerca das localidades, como também tornar acessível de forma democrática a localização dos monumentos, seja para o interesse público ou para o interesse privado, que podem, a partir do acesso ao georreferenciamento dos Marcos Históricos do Contestado, averiguar a sustentabilidade e dimensionar novos projetos turísticos para a região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Arquivo Histórico do Museus Histórico e Antropológico da Região do Contestado, Caçador Santa Catarina:
Projeto: Marcos Históricos do Contestado - Nilson Thomé, Museu do Contestado, Fearpe, Caçador, 1986.
AURAS, Malí. Guerra do Contestado: a organização da irmandade Cabocla. 3ª edição – Florianópolis; Ed. UFSC, 1997.
FRAGA, Nilson Cesar. Vale da morte: o Contestado visto e sentido “entre a Cruz de Santa Catarina e a espada do Paraná. 2ª edição – Blumenau; Ed. Hemisfério Sul, 2015.
LEMOS, Carlos A. C. O que é patrimônio histórico. 3ª edição – São Paulo; Ed. Brasiliense, 1983.
MACHADO, Paulo Pinheiro. Lideranças do Contestado: a formação e a atuação das chefias caboclas (1912-1916) – Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2004.
THOMÉ, Nilson. Ciclo da madeira; História da devastação da Floresta da Araucária e do desenvolvimento da Indústria da Madeira em Caçador e na região do Contestado no século XX. Caçador; Universal, 1995.
THOMÉ, Nilson. Sangue, suor e lágrimas no chão Contestado. Caçador: INCON Edições/UNC, 1992.
VALENTINI, Delmir José. Da cidade santa à corte celeste: memórias de sertanejos e a Guerra do Contestado. 4ª edição – Chapecó, SC: Argos, 2016.
VALENTINI, Delmir José. Memórias da Lumber e da Guerra do Contestado. Porto Alegre: Letra&Vida: Chapecó; Ed. UFFS, 2015.
VINHAS DE QUEIROZ, Maurício. Messianismo e Conflito Social: a guerra sertaneja do Contestado: 1912-1916. São Paulo: Ática, 1966.
Publicado
2021-11-29