Paisagem Sonora do Parque Estadual "Mata dos Godoy", Londrina, PR:

sensações e percepções

  • Mariana Mantovani de Quadros Rapacci Universidade Estadual de Londrina
  • Matheus Oliveira Martins da Silva Universidade Estadual de Londrina https://orcid.org/0000-0001-9023-158X
  • Nilson Cesar Fraga Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Paisagem Sonora, Unidade de Conservação, Mata dos Godoy, Londrina/PR

Resumo

O presente artigo apresenta os sons como componentes sensoriais da paisagem por meio do conceito de paisagem sonora, definido por Salgueiro (2001) e Dardel (2011) enquanto uma formação mental e intencional, construída a partir da relação corporal dos sujeitos com os elementos sonoros presentes no espaço acústico, bem como com outros sujeitos. O recorte espacial da pesquisa se dá no Parque Estadual Mata dos Godoy, uma Unidade de Conservação (UC) localizada no município de Londrina/PR, classificada na categoria de manejo de Proteção Integral, segundo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). O objetivo da pesquisa é apresentar a paisagem sonora como um instrumento de educação ambiental e de visitação remota para que o Parque continue sendo uma referência na conservação da Mata Atlântica, assim como uma área de proteção dos recursos naturais regionais. Foram realizados trabalhos de campo buscando gravar os sons ao percorrer as três trilhas da Unidade de Conservação. Com base no Método IAPI (Indicadores de Atratividade de Pontos Interpretativos), foram elencados os trechos das trilhas considerados detentores de um maior potencial interpretativo e variedade de fontes emissoras de sons. Com um gravador de som profissional foram gravados panoramas sonoros, posteriormente tratados e disponibilizado em forma de um áudio em uma plataforma online. A partir da escuta do panorama sonoro do Parque os sujeitos puderam exercitar sua capacidade humana de experiênciação da paisagem e consciência dos sons expressos nas paisagens, identificando as principais fontes emissora de sons e, consequentemente, experienciando a paisagem da Mata dos Godoy de maneira remota e segura durante o período de pandemia da COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Mantovani de Quadros Rapacci, Universidade Estadual de Londrina

Estagiária em Geografia do Instituto Água e Terra -Escritório Regional de Londrina. Graduanda em Geografia. Universidade Estadual de Londrina.

Matheus Oliveira Martins da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Geografia. Geógrafo. Universidade Estadual de Londrina. 

Nilson Cesar Fraga, Universidade Estadual de Londrina

Pesquisador do CNPq/PQ. Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Geógrafo. Professor Associado do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina. ncfraga@uel.br

Publicado
2021-11-30