As aventuras de Joana D’arc
as criações da mulher cientista negra nos enunciados jornalísticos
Resumo
Ao considerar a educação pelo mote da cultura, compreende-se que os diferentes artefactos culturais produzem efeitos pedagógicos nos sujeitos, ou seja, estes modalizam modos de aprender, ensinar e compreender o mundo. Na busca pela compreensão do ser mulher cientista no Brasil, e de como estes corpos que não se faziam vistos, a professora Joana D’Arc é trazida a cena como ícone afirmativo da minoridade nas ciências. Mulher, negra, periférica e cientista. Todavia, por seus traços identitários e pelo protagonismo nas mídias um conjunto de veiculações discursivas a colocam como uma figura de ‘controvérsa’. De tal cenário deriva este trabalho, que tem por objetivo traçar as linhas de produção da imagem da Prof. Dra. Joana D’arc e de sua representação. Para tal são levantadas notícias que retratem a história da mesma, visando o levantamento de seus títulos como síntese destas narrativas sob a óptica dos Estudos Culturais das Ciências e Educação.