Perspectivas de futuro sob uma ótica de gênero entre beneficiários/as do Bolsa Família no ensino médio

  • Luís Gabriel Ramiro Costa
  • Silvana Mariano
Palavras-chave: Programa Bolsa Família, educação, gênero

Resumo

O Programa Bolsa Família, criado em 2003, tem como propósito combater a pobreza e reduzir a desigualdade social. Para tanto, opera com objetivos para o alívio imediato da pobreza, a curto prazo, com transferência de renda às famílias, e, a longo prazo, com o estímulo ao acesso a serviços públicos via condicionalidades, visando, com isto, a quebra do ciclo intergeracional da pobreza. Os/as jovens de 16 a 17 anos foram incluídos como público beneficiário do Programa em 2007, a fim de diminuir o abandono e evasão escolares, oferecendo maiores oportunidades com acesso à educação. Muito se discute a relação entre juventude e educação no Brasil, destacando problemas como distorção idade-série, desinteresse e evasão. Por outro lado, estudos sobre gênero e educação, bem como sobre mulher e ciência, exploram a questão sobre as interferências dos padrões sociais de gênero nas vivências e nos percursos escolares de estudantes, de acordo com o sexo. O objetivo deste trabalho é sistematizar as principais contribuições desses estudos, com vistas ao propósito, a posteriori, de discutir as possíveis influências dos padrões sociais de gênero na configuração das expectativas de futuro de jovens beneficiários do Programa Bolsa Família frequentando o ensino médio regular.

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Publicado
2021-01-17
Seção
Anais do V Simpósio Gênero e Políticas Públicas