Relato de experiência

questões de gênero em um estágio de educação física com o conteúdo futsal

  • Samira El Adass
  • Karina Toledo de Araújo
Palavras-chave: futsal, gênero, educação física

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo descrever algumas intervenções sobre oensino do conteúdo futsal e as relações de gênero nas aulas de Educação Física em umaescola no município de Londrina- PR. O trabalho foi realizado durante o estágiosupervisionado no curso de Educação Física - licenciatura, com uma turma de com 30 alunosentre 8 e 9 anos de idade que estudam no 3º ano do Ensino Fundamental I da EducaçãoBásica. Foram desenvolvidos quatro planos de aula e as intervenções pedagógicas sobre oconteúdo Futsal. Todas as aulas tiveram como ponto de partida a discussão sobre a equidadede direitos e o respeito à diversidade de gênero. Na primeira aula foi proposto que osestudantes se separassem os times (aletoriamente e de forma livre) e jogassem o futsal; nasegunda intervenção separamos os times e misturamos meninos e meninas, os meninosresistiram em jogar com as meninas, dizendo que elas eram “ruins” ou “elas não sabem jogarporque futsal é coisa de menino”. Percebemos nesta experiência manifestações entre os alunosque permeiam as relações desiguais de gênero baseadas em estereótipos e preconceitos nasaulas de Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-17
Seção
Anais do V Simpósio Gênero e Políticas Públicas